Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Quer passar em concurso público? Existe um caminho a seguir e não há segredo.

Aqui serão colocadas opiniões simples e diretas para quem quer prestar concursos públicos.

há 6 anos

Não há segredo para passar em concurso público e isso é fato. O negócio é estudar de verdade com foco e passar. O que é estudar de verdade? É escolher materiais adequados e conseguir absorver tudo o que ele pode oferecer pra te ajudar a passar no concurso público. Muita gente se pergunta como terá certeza de que está preparado. Além de se lembrar das matérias e saber falar com tranquilidade sobre elas, é essencial conseguir resolver questões de e fazer simulados para concurso. Não faltam ferramentas no mercado e eu posso dizer que é interessante você adquirir um conjunto de ferramentas. Dessa forma, posso resumir o caminho do sucesso em 3 etapas: 1) Escolha do nicho do concurso; 2) Escolha do material; 3) Estudar e verificar o aprendizado.

Acredito ser importante escolher um concurso que realmente desperte o seu interesse, em especial, por dois motivos: pela atividade desenvolvida e pelo salário. Essas duas coisas são suficientes para você querer de verdade a aprovação. E acredite em mim: querer muito a aprovação faz parte da vitória porque há uma canalização de energia forte que direciona você na direção da vitória.

Quanto ao material, depende de alguns fatores: se você tem dinheiro para investir, existem bons materiais que dão tudo praticamente "mastigado": Estratégia Concursos é um exemplo. Você precisa associar o curso do Estratégia a uma boa ferramenta de questões comentadas e simulados. Existem o TEC Concursos, o Qconcuros e o Simulados para Concurso (www.simuladosparaconcurso.com.br). Eu indicaria o TEC para carreiras fiscais, o Qconcursos para concursos mais regionais e o Simulados para Concurso para concursos de porte maior, como Tribunais, Ministério Público, INSS, PF, PRF, etc. Se você quiser carreiras maiores, sugiro adquirir materiais mais específicos. Tenho notícias de que o Mege tem bons materiais. Recomendo também a leitura das opiniões de um blog, o Quero Passar em Concurso Público (www.queropassaremconcursos.com.br), que tem opiniões bastante próximas das minhas.

Se você não tem dinheiro pra investir muito, o negócio é comprar alguns resumos de livros das principais disciplinas e associar isso à leitura da letra da lei e ao site de questões e simulados. Esse combo leva à aprovação também, com um pouco mais de esforço na busca de indicações.

E como estudar para fixar as matérias? Isso depende um pouco do perfil de cada um, mas posso dizer que o importante é ter sequência de estudos e fazer autoavaliação por meio de simulados para você ter certeza de que está absorvendo o que cai nas provas. Acredito ser fundamental ter resumos próprios, com mnemônicos, e repetir bastante a leitura dos resumos para fixar os conteúdos. Além disso, tem que fazer questões e simulados de várias matérias ao mesmo tempo, como você vai encontrar na prova. Não adianta estudar e resolver exercício do que você acabou de ver, apenas. Você precisa fazer isso pra ver se estudou corretamente, mas, depois, é necessário associar várias disciplinas para ter certeza de que não se esqueceu do que é mais importante.

Para o primeiro artigo com dicas, é isso. Depois eu pretendo postar alguns conteúdos jurídicos e resolução de questões, para dar conselhos sobre como proceder na hora da prova.

  • Publicações1
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações213
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quer-passar-em-concurso-publico-existe-um-caminho-a-seguir-e-nao-ha-segredo/572313191

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)